quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fisioterapia na Gestação – Parte II: Caminhadas Orientadas


          Durante os nove meses de gestação existem várias preocupações que cercam as futuras mamães, entre elas estão, manter a boa forma física e o bem-estar. Estas preocupações fazem com que as gestantes logo pensem em realizar alguma atividade física. Então, para as mamães que estão pensando em se manter em forma e com uma boa qualidade de vida, a caminhada é uma ótima opção.
             A caminhada promove uma série de benefícios as gestantes, tais como:
·         Auxilia no controle de peso durante a gestação;
·         Melhora da circulação, diminuindo edemas (inchaços);
·         Melhora o condicionamento cardiovascular, o que ajuda diminuir as taxas de colesterol e glicose;
·          Deixa a gestante mais disposta e ativa, pois libera endorfina que é um hormônio que causa sensação de bem estar.
·         Fortalece ossos e músculos, principalmente de membros inferiores.
·         Melhora da capacidade pulmonar, diminuindo os desconfortos respiratórios causados durante a gestação.
             Para proporcionar todos esses benefícios, o ideal é manter uma rotina realizando caminhadas regulares de no máximo 50 minutos em 3 dias da semana. Um cuidado que a gestante deve ter durante a caminhada é em relação às torções, pois durante a gestação há a liberação de um hormônio chamado relaxina, que deixa as articulações mais relaxadas e frouxas para a hora do parto, mas que também facilita lesões como entorses, por isso não esqueça de realizar alongamentos antes e depois da caminhada.
Outras dicas importantes são: ter sempre uma garrafinha de água para evitar a desidratação, evitar caminhar em horários de sol forte, usar roupas leves e confortáveis e um bom par de tênis.
Porém, mesmo com tantos benefícios, não podemos esquecer do fato da gestante estar carregando um bebê em sua barriga, o que comprime alguns vasos sanguíneos  e exige um pouco mais do coração da futura mamãe. Portanto, se faz necessário o monitoramente dos sinais vitais (Frequência Cardíaca, Frequência Respiratória e Pressão Arterial) antes, após e se necessário durante a caminhada. Embora a atividade pareça simples e leve, é importante ter a orientação de um profissional para que este possa estar sempre monitorando e auxiliando a gestante, tanto durante a caminhada como durante os alongamentos.
             Por fim, consulte seu médico, para que ele possa liberar ou não a prática de caminhadas, de acordo com a sua saúde e a do seu bebê (isso vale também para as mulheres que já se exercitavam antes da gravidez). E não deixe de procurar um profissional que possa lhe orientar durante as caminhadas.

Beijos e até a próxima!!! =)

sábado, 4 de agosto de 2012

Fisioterapia na Gestação - Parte I




Antigamente, quando uma mulher engravidava a primeira orientação que recebia era a de fazer repouso. Hoje em dia isso mudou. É comprovado cientificamente que a realização de atividade física durante o período gestacional traz vários benefícios, tanto para a mamãe como para o bebê.
Durante a gestação a mulher passa por várias mudanças físicas, hormonais e emocionais que exigem do corpo uma adaptação a essa nova fase e que trazem algumas consequências, tais como: dor lombar, edemas (inchaços), principalmente em tornozelos e pés, dificuldade respiratória (falta de ar), constipação, aumento da frequência urinária, entre outros.
A Fisioterapia no pré-natal atua preparando o corpo da mulher para essas mudanças e para que a mesma tenha uma melhor recuperação no pós-parto, além de aumentar a autoestima e proporcionar um bem estar físico e emocional. São realizados exercícios de fortalecimento, alongamento, conscientização corporal, exercícios aeróbicos, correção postural, exercícios respiratórios, drenagem linfática, exercícios de relaxamento e também um trabalho voltado para assoalho pélvico. O trabalho fisioterapêutico também tem como objetivo facilitar o trabalho de parto, tornando-o mais efetivo e menos doloroso.
Para a realização da Fisioterapia durante a gestação é importante a liberação médica, já que existem contraindicações absolutas e outras relativas para a realização de atividade física durante a gravidez. É importante, também, a escolha de um profissional capacitado, pois os exercícios devem ser específicos, com intensidade e frequência adequadas para cada gestante, sempre respeitando o limite físico e o tempo de gestação de cada mamãe, além do acompanhamento constante dos sinais vitais.
Geralmente, as atividades físicas são liberadas a partir do terceiro mês de gestação, sendo possível iniciar antes desse período se a gestante já realizava algum tipo de exercício. Sempre lembrando que é importante realizar uma avaliação fisioterapêutica e ter a liberação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física no período gestacional.

Até mais!! =)

Beijos...