sábado, 4 de agosto de 2012

Fisioterapia na Gestação - Parte I




Antigamente, quando uma mulher engravidava a primeira orientação que recebia era a de fazer repouso. Hoje em dia isso mudou. É comprovado cientificamente que a realização de atividade física durante o período gestacional traz vários benefícios, tanto para a mamãe como para o bebê.
Durante a gestação a mulher passa por várias mudanças físicas, hormonais e emocionais que exigem do corpo uma adaptação a essa nova fase e que trazem algumas consequências, tais como: dor lombar, edemas (inchaços), principalmente em tornozelos e pés, dificuldade respiratória (falta de ar), constipação, aumento da frequência urinária, entre outros.
A Fisioterapia no pré-natal atua preparando o corpo da mulher para essas mudanças e para que a mesma tenha uma melhor recuperação no pós-parto, além de aumentar a autoestima e proporcionar um bem estar físico e emocional. São realizados exercícios de fortalecimento, alongamento, conscientização corporal, exercícios aeróbicos, correção postural, exercícios respiratórios, drenagem linfática, exercícios de relaxamento e também um trabalho voltado para assoalho pélvico. O trabalho fisioterapêutico também tem como objetivo facilitar o trabalho de parto, tornando-o mais efetivo e menos doloroso.
Para a realização da Fisioterapia durante a gestação é importante a liberação médica, já que existem contraindicações absolutas e outras relativas para a realização de atividade física durante a gravidez. É importante, também, a escolha de um profissional capacitado, pois os exercícios devem ser específicos, com intensidade e frequência adequadas para cada gestante, sempre respeitando o limite físico e o tempo de gestação de cada mamãe, além do acompanhamento constante dos sinais vitais.
Geralmente, as atividades físicas são liberadas a partir do terceiro mês de gestação, sendo possível iniciar antes desse período se a gestante já realizava algum tipo de exercício. Sempre lembrando que é importante realizar uma avaliação fisioterapêutica e ter a liberação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade física no período gestacional.

Até mais!! =)

Beijos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário